Conheça o Instituto Beacon
março 29, 2023A Beacon tem o compromisso de desenvolver e promover práticas afirmativas em prol da equidade racial e social, contribuindo assim com a conscientização dos alunos e uma comunidade diversa e inclusiva, onde estudantes, professores, colaboradores e famílias sintam-se seguros e pertencentes ao grupo.
A diversidade expande as oportunidades de aprendizagem e enriquece as experiências de vida de todos os alunos. Desse modo, eles desenvolvem suas capacidades de serem pessoas de mente aberta, colaborativas, conscientes e empáticas. Nasce, então, em 2023, o Instituto Beacon, com a missão de ampliar a diversidade e inclusão na comunidade.
A inclusão já é uma prioridade para a Beacon. O letramento para todos os públicos vem sendo trabalhado com o “Retreat”, momento e formação das equipes pedagógica, operacional e administrativa. Nele, os colaboradores construíram uma visão crítica sobre o racismo em 2021 e tiveram uma série de palestras em 2022 que abordaram temas como raça, orientação sexual, gênero, religião e PCD.
Em 2023, 103 dos alunos da Beacon são bolsistas filhos de funcionários, criando um ambiente mais diverso nas salas de aula. Além disso, a escola identifica jovens talentosos das escolas públicas e oferece a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa e estudar na Beacon através de dois programas: Beija-flor e Bolsa Jatobá.
Atualmente, o Projeto Jatobá conta com 47 estudantes formados pelo Programa Beija-flor e 22 alunos bolsistas em 2023. As famílias da Beacon, que contribuem financeiramente como projeto, compõem o BCA (Beacon Community in Action), que faz parte, junto ao Student Well-Being Center, de uma rede de apoio aos estudantes bolsistas. Com o Instituto Beacon, a intenção é que o Programa Jatobá represente, ao longo dos próximos 7 anos, 10% dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
O Instituto Beacon possui três frentes de atuação: seleção e admissão de alunos, acolhimento e apoio aos estudantes e suas famílias e, por fim, a captação de recursos. O objetivo do projeto é criar uma rede de investidores em educação que possam mudar a vida de jovens, reduzir as desigualdades sociais e raciais e enriquecer a experiência dos alunos da Beacon.