Instituto Beacon é lançado em 2023
fevereiro 6, 2023Alunos do Programa Beija-flor de 2023 visitam a Beacon pela primeira vez
abril 12, 2023O Instituto Beacon nasce em 2023 com a missão de ampliar a diversidade e inclusão na escola. Diversidade e equidade social e racial na Beacon expandem as oportunidades de desenvolvimento e enriquecem as experiências de vida de todos os alunos.
Conheça os programas Beija-Flor e Bolsa Jatobá
O Projeto Jatobá identifica jovens talentos, preferencialmente negros, da rede pública de ensino, e proporciona a eles o aprimoramento de seus conhecimentos acadêmicos e a ampliação de experiências por meio de dois programas: Beija-Flor e Bolsa Jatobá.
O Programa Beija-Flor é organizado e custeado pela Beacon e tem duração de um ano. Ele oferece curso intensivo de inglês, aulas de matemática, língua portuguesa e atualidades, além de atividades esportivas e de teatro no contraturno escolar. Ao término do programa, os benefícios aos alunos são significativos, como a fluência na língua inglesa e o avanço na aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional.
Na conclusão do programa, alguns alunos são contemplados com a Bolsa Jatobá: bolsa integral de estudos para ingresso no 6º ano do Fundamental, até o final do Ensino Médio. Também oferecemos bolsas integrais Jatobá a alunos que ingressam no Y10, primeira série do Médio. Em 2023, a primeira turma de bolsistas Jatobá completará o Ensino Médio. São alunos que enriquecem a nossa comunidade, ampliando a diversidade e a troca de experiências em nosso corpo discente.
Em 2023, o Programa Jatobá conta com 22 bolsistas, sendo 10 no Ensino Fundamental II e 12 no Ensino Médio. Nossa meta, com o Instituto Beacon, é acolher mais 6 bolsistas Jatobá em 2024, e fazer com que o programa cresça ano a ano para que, em 7 anos, tenhamos 10% dos alunos de Y6 a Y12 como bolsistas Jatobá. Para isso, o engajamento das famílias é essencial, tanto no cofinanciamento do programa, quanto no apoio e na sua divulgação. São várias as opções para contribuir!
Patronos | Doadores que se comprometem com bolsas de uma ou mais crianças pela longevidade do programa escolar |
Padrinhos | Doadores que se comprometem com percentual de adoção de uma bolsa (25%, 50%, 75%) pela longevidade do programa escolar |
Contribuidores Jatobá | Colaboradores fixosContribuidores Direcionados: se comprometem com um evento específico – Estudos do Meio, etc |
Doadores Instituto | Doações esporádicas e livres para o instituto |
Seleção Programa Beija-Flor 2023
Neste ano, o processo de seleção dos alunos priorizou a equidade racial. Com esse viés afirmativo, conseguimos garantir que metade da turma fosse de estudantes negros. O programa irá iniciar no dia 03 de abril com 12 alunos da rede pública.
O Movimento Beacon pela Equidade Racial
O movimento “Beacon pela Equidade Racial” teve início em 2022 com foco em três principais áreas de trabalho, apoiando a ampliação do papel social da escola para uma sociedade mais justa e mais pacífica.
Letramento da comunidade escolar: alunos, famílias, equipe pedagógica e funcionários. Criamos juntos uma biblioteca de conteúdos relacionados à diversidade e lançamos eventos e palestras para alunos, professores e comunidade, como por exemplo: Retreat focado em diversidade, TeenAge Talk com Mario Aranha e Conference Cycle com Alexandra Loras, dentre outros. Mais ações serão compartilhadas durante este ano letivo.
Acolhimento de alunos e suas famílias: estudos sobre critérios seletivos para um programa de bolsas em parceria com o Student Well-being Center com participantes do grupo de trabalho focando nos diversos processos que envolvem o acolhimento de famílias e alunos em diferentes séries. Esse trabalho já iniciou com reuniões do grupo voluntário com a escola pensando em estruturar algumas ações.
Captação de recursos para as bolsas de estudo: pesquisas, benchmarking e iniciativa de como contribuir para angariar bolsas de estudo dentro e fora da comunidade escolar.
A participação é aberta a todas as famílias. Venha fazer parte enviando um e-mail para: [email protected]